PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS DESENVOLVE PROJETO, USANDO AS REDES SOCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

     A professora Julinda Morais,  docente de língua portuguesa,  da rede municipal de Teixeira de Freitas,  desenvolveu um projeto interdisciplinar chamado "PortCast,  o Podcast de língua portuguesa ", com seus alunos do 9° ano B,  da Escola Municipal Professor Sheneider Cordeiro Correia. 

    Segundo a professora,  o projeto é interdisciplinar,  possibilitando o trabalho com temas transversais e o diálogo com outros componentes curriculares. 

    Ela ressalta que o mesmo foi idealizado em conjunto com a turma, à qual é responsável,  juntamente com ela, pela produção dos conteúdos que alimentam as páginas no Instagram e Youtube. 

"O objetivo do projeto é que a construção do conhecimento se processe de forma autônoma, possibilitando aos alunos serem os protagonistas nessa ação.             Inicialmente,  começamos com uma pesquisa sobre a origem da língua portuguesa,  e em seguida, os alunos foram a campo entrevistar moradores da cidade de Teixeira de Freitas acerca do conhecimento destes sobre a língua materna. 

Essa ação oportunizou a eles observarem as diferenças e semelhanças entre o conhecimento empírico e científico sobre a origem do idioma do qual são falantes.

Além disso, a geração atual está na era da tecnologia e temos que utilizá-la a nosso favor. 

O uso do celular por nossos alunos é uma realidade.  Então,  o projeto também é uma tentativa de aproveitá-lo como ferramenta de ensino", destaca a professora Julinda. As ações do projeto são bem diversificadas. Os alunos estão produzindo jogos virtuais didáticos com competências e habilidades trabalhadas em língua portuguesa, entrevistas, lives e outras possibilidades que já estão construindo, como teatro,  música, humor  e outras inspirações que forem surgindo.

"Atuar nesse projeto está sendo muito bom pra nós e desafiador também, pois somos os autores dos conteúdos produzidos para alimentar as páginas no Instagram e YouTube. Isso faz com que nos preocupamos mais com a pesquisa,  o que também exige que a gente aprenda mais sobre o que vamos postar. E é muito bom termos autonomia nessa participação.  Nós também somos responsáveis,  junto com a professora por gerenciar as páginas, e estamos empolgados nessa ação," nos disseram os alunos do 9° ano B. 

Vocês podem acessar pelo endereço "portcast, o seu podcast de português,  no Instagram e YouTube e conferir o trabalho dessa galera, além de participar de um quis, criado pelo aluno Gabriel Santana, para testar seus conhecimentos sobre classes gramaticais.

Confiram por lá!

Postar um comentário

0 Comentários